Escuela Española de Danza da Casa de Espanha
A Escuela Española de Danza da Casa de Espanha é fruto do trabalho premiado de um casal de artistas. Os pioneiros no ensino de flamenco no Rio de Janeiro: Mabel Martín e Alberto Turiña.
Mabel Martín recebeu duas condecorações reais. Entregues pelo Rei Juan Carlos I.
A insígnia “Laço de Dama da Ordem ao Mérito Civil” (1994) e a “Cruz Oficial da Ordem de Isabel, a Católica” (2001), reconhecimento ao esforço e dedicação na divulgação da cultura e arte espanhola.
Já Alberto Turiña atuou junto a artistas grande prestígio no flamenco como o músico e compositor Paco de Lucía e as intérpretes Império Argentina, Rocío Jurado e Carmen Sevilla.
Bailarinos, coreógrafos, musicistas e profundos conhecedores do balé espanhol, Mabel Martín e Alberto Turiña tornaram-se referência para muitos artistas brasileiros.
Criaram coreografias, prestaram consultorias e dançaram em espetáculos, novelas, filmes e vídeo clipes de Roberto Carlos, Sidney Magal, novela Amazônia (TV Globo), filme Carlota Joaquina, princesa do Brasil (Carla Camuratti), entre outros.
Turiña destacou-se também em versões musicais de clássicos da literatura espanhola e mundial como: Oratória a Federico Garcia Lorca, A Celestina e Carmen.
A Escola cultiva a herança de seus fundadores formando bailarinos e músicos. Conta com um grupo que se apresenta em teatros, eventos e duas vezes por mês na Taberna O Imigrante, dentro da Casa de Espanha.
Aulas para crianças e adultos.
Contato
Telefones: (21) 96404-5506 e (21) 99305-9178
E-mail: dancaespanhola@casadeespanha.com.br
Facebook: acesse a página