Bolsas de Programas e Ajudas

Todos os anos a Xunta de Galícia e outras entidades do governo espanhol promovem programas assistencialistas.

Os objetivos são diversos. Ajudam a reaproximar descendentes de espanhóis das comunidades de origens de seus pais e oferecem recursos para imigrantes em situação de risco.

Programa de Ajudas Econômicas Individuais

Este programa atende a imigrantes galegos e/ou descendentes cuja situação financeira esteja ameaçada gravemente.

Casos como: necessidade de remédios caros para tratamento de doenças graves, vítimas de desastres naturais, desemprego, mulheres vítimas de violência, invalidez ou situações extraordinárias que impeçam trabalhar para subsistência.

A ajuda de custo é anual. Para cada caso há uma documentação específica e as regras são divulgadas anualmente, junto com o prazo de solicitação.


Programa de Acampamentos para a juventude

Voltado para jovens descendentes de galegos, este programa oferece uma viagem de férias, de 15 dias, para albergues na Galícia. Lá os beneficiados entram em contato com a cultura local, desenvolvem atividades recreativas e culturais diversas, integrando-se ao país e às cidades de origem de seus pais.


Programas de Viagens para a terceira idade: Voltar à Terra e Voltar à Casa

Ambos programas oferecem passagens de ida e volta para galegos idosos que queiram retornar à Galícia para rever sua terra ou suas famílias. No Voltar à Terra, o pacote inclui estadias em hospedagens e passagens por casas de atividades. Já o Voltar à Casa prevê que o beneficiado está indo para a casa de parentes na Galícia e por isso, já tem onde se hospedar.


Programas de Difusão Cultural

São programas através dos quais a Galícia nos envia professores de idiomas, culinária, dança, música, arte e outras modalidades. O objetivo é divulgar aspectos da cultura galega em outros países.

Anualmente organizamos um workshop gastronômico. Um chef galego vem exclusivamente da Espanha para dar curso de culinária típica na cozinha da Casa. Aberto ao público. Inscrições na Secretaria.


Como saber mais: Estes programas normalmente são disponibilizados a cada ano. Sempre que o prazo de inscrições se iniciar, divulgaremos tudo aqui em nosso site. Informações, regras e documentação necessária. Ajudamos também no processo de reunir a documentação requerida para a inscrição e no envio às entidades responsáveis na Espanha.


Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Casa de Espanha: (21) 2536 3150


 

Siga-nos